Resenhas



             
Representação de Samael no torot

GLORIA À SAMAEL

Hail caros guerreiros do metal negro. Nós do Black Abyss estamos engajados nas tradições satanistas e com intuito de fortalecer cada vez mais a cena Black metal/satanista brasileira, com informação e cultura underground, e com esse espírito de conhecimento e informação do mundo satânico que nos apresentamos à história negra do demônio Samael.

ETIMOLOGIA DO NOME

Etimologicamente do nome Samael significa, (sama) veneno (El) deus, veneno de deus, porém Samael também possui outros nomes, e significados, como acusador, sedutor, deus-cego, destruidor, o mentiroso.

TRADIÇÃO JUDAICA

Segundo o tamud[1] a versão escrita das tradições judaicas, Samael e o verdadeiro nome de satanás, identificado como o Anjo da Morte, o chefe do quinto céu e um dos sete regentes do mundo material servido por milhões de anjos.

CABALAH

Na Cabala é um dos sete anjos que estão diante do trono de deus (Apocalipse 8:2) e são representações dos poderes divinos. Na cabala é descrito como a "ira de deus" e é considerado o quinto arcanjo do mundo de Briah. (BRIAH corresponde à 2ª Letra HE, que é o plano da CRIAÇÃO, e, pode ser definido como a formação do pensamento para o PLANO detalhado. No mundo da Criação encontramos os arcanjos, que Corresponde ao elemento ÁGUA, e no tarot, tem analogia com o Naipe de COPAS).

Foi o anjo guardião de Esaú, e, patrono do Império Romano. Samael corresponde a Sefirot Hod, significando "o mentiroso". Os demônios associados a ele são descritos como monstros amarelos com corpo de cachorro e cabeça de demônio. Hod também está associado ao racionalismo, ao intelectualismo e ao oculto. Assim sendo, Samael se converte no mentiroso, aquele que se utilizando de palavras inteligentes e racionais nega a existência de deus e de qualquer ser acima do EU.

TRADIÇÃO CRISTA

Samael era Lúcifer o Arcanjo que estava mais próximo de deus. Ao querer usurpar o trono de deus fazendo-se igual a ele, reuniu um terço das milícias celestes e travou uma batalha com as hostes angélicas fiéis, sendo precipitado pelo arcanjo Miguel no inferno. Enquanto caia no tártaro, Miguel e o resto da milícia celeste bradaram: Samael! Samael! Samael! Aludindo assim a queda no senhor da matéria.

CITAÇÕES BÍBLICAS.

"Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo."
(Isaías 14:12à14)


      

Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; todavia, não prevaleceram;nem mais se achou no céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão,a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.
 (
Apocalipse 12:7-9)


TRADIÇÃO GNÓSTICA

Segundo a gnose (Evangelho Apócrifo de João) encontrada na Biblioteca de Nag Hamadi, Samael é um demiurgo, (semideus) responsável pela criação do mundo material. Sendo esse o seu terceiro nome, é conhecido também como Yaldabaoth e Saclas. E nesse contexto, é comumente representado como uma serpente com cabeça de leão. E filho da Eon Sophia contra a qual se rebela. No livro intitulado "As Origens do Mundo" que faz parte da mesma biblioteca, Samael também é chamado de Ariael.

Ele também está associado a todos os demônios da prostituição e da fornicação como Eisheth Zenunium, Naamah, Agrat bat Mahlat etc.


 

Representação de Samael como yaldabaoth

 Gravura  Paraíso perdido,  Gustave Doré.


               
Fontes:
Dicionário demonológico
          http://forum.intonses.com.br


[1] Registro das discussões rabínicas que pertencem à lei, ética, costumes e história do judaísmo







Seguidores